Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Troglodytidae
 Swainson, 1831
Espécie: C. griseolateralis

Nome Científico

Cyphorhinus griseolateralis
Ridgway, 1888

Nome em Inglês

Gray-flanked Wren


Fotos Sons

Uirapuru-de-flancos-cinza

O uirapuru-de-flancos-cinza é uma ave passeriforme da família Troglodytidae.
Foi recentemente separado do uirapuru-da-guiana.

Características

Mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento e pesa entre 18 e 24 gramas. Essa espécie tem testa e parte frontal da coroa de coloração castanha, tornando-se marrom-acastanhado na porção traseira da coroa até a nuca de coloração escura. Apresenta uma estreita estria pós-ocular de coloração esbranquiçada. A garganta e a região superior do peito são castanhas. O ventre e os flancos são cinza pálido. Baixo ventre e crisso de coloração acastanhada. O dorso e o uropígio são marrons. Asas e cauda são de coloração marrom-acastanhada da mesma cor do uropígio e também apresentam estreito barrado preto. A cauda é curta e inclinada. As íris são marrons e a pele nua ao redor dos olhos é azulada. A mandíbula superior olivácea escura e a mandíbula inferior é clara com a base esbranquiçada. Tarsos e pés cinzentos.

Alimentação

Desloca-se pulando pelo chão, junto a emaranhados de vegetação, capturando insetos também em folhas. Eventualmente segue formigas-de-correição e, às vezes, junta-se a bandos mistos de sub-bosque com outras choquinhas em sua busca de insetos. Alimenta-se também de frutas.

Reprodução

Faz ninhos cobertos, onde a fêmea põe de 2 a 4 ovos brancos, que se abrem após 15 dias. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes. Estes, depois de saírem do ninho, ainda mantêm contato com a família durante algum tempo.

Hábitos

É localmente comum no estrato inferior de florestas úmidas, principalmente na terra firme, mas também em florestas de várzea. Vive aos pares ou em pequenos grupos. É muito famoso pelo seu canto melodioso e agradável, considerado um dos mais belos da floresta. A espécie costuma cantar apenas na época de acasalamento, que é entre meados de setembro a outubro. Canta bem desenvolto apenas 15 ou 20 dias no ano por essa ocasião. No restante dos dias apenas gorjeia ou chama.

Distribuição Geográfica

Informações sobre distribuição geográfica, migração, etc…

Referências

Galeria de Fotos